“Mãe, compra! Mãe, compra! Mãe, compra!”
Passando em frente à loja de brinquedos do shopping, ele, com certeza, vai arrumar uma encrenca! Você fica muito constrangida com essa situação! Afinal, todo mundo comenta: ”Que mãe é essa que não sabe dar educação aos filhos?”
A família inteira te julga! A sogra, a cunhada, a sua prima distante e até o seu marido te cobra uma conduta, dizendo: “Toma que o filho é teu! Se vira!”.
Não é assim! Você está se sentindo muito sozinha nessa criação dos filhos! Não é pra menos que essa criança tem um comportamento inadequado. Eu vou te explicar brevemente por quê.
Essa criança já sabe que mexe com você e toda vez que vocês saem de casa para ir ao shopping, ela quer trazer alguma coisa de lá. Não importa o que seja, mas ela quer comprar! Ela aprendeu a consumir e vai tentar fazer isso de qualquer jeito. Nada tira uma ideia da cabeça de uma criança e se você já anda fragilizada com a rotina e o cansaço do dia a dia, é bem capaz de você ceder às vontades dela.
Por isso, é melhor agir na prevenção! Sempre! Faça combinados antes de sair de casa e diga logo o que vocês vão fazer no shopping. Faça os acordos do que vão poder fazer, comprar, lanchar ou brincar e nada pode sair desse roteiro. A criança tem que saber disso antes de sair de casa pra não chegar na hora e querer tudo o que vê. Sua ordem vai ser clara!
Mas, se mesmo assim, ela insistir e se jogar no chão, o que você deve fazer?
- Com toda calma do mundo e sem dar bola para o que vão falar.
- Levante a criança do chão, pela mão.
- Não diga nenhuma palavra pra ela, não grite e não perca o controle.
- Somente a coloque de pé e siga em frente, sem nem olhar para quem está observando a cena. Permaneça firme no seu propósito. De mãos dadas com sua criança. Sem diálogo, neste momento.
- Não a coloque no colo, faça-a andar.
- E não dê nada, absolutamente nada para ela.
- Siga a risca o combinado que vocês estabeleceram antes de sair de casa. O seu silêncio vai causar um grande incômodo pra ela.
- Sem plateia, a criança não faz a cena!
Siga as dicas na hora que você precisar intervir, mas não se esqueça de retomar a esse assunto em casa e corrigir este comportamento, quando ela estiver mais calma. Na hora da birra, ela não escuta ninguém. Ela quer ser prontamente atendida, então, não adianta falar. Mas, é muito importante orientar e corrigir uma criança sobre os comportamentos que ela mostra, principalmente em público e na família. Em casa, é sempre o melhor lugar para conversar e orientar.