Quando a criança está por volta dos dois anos, ela começa a dar sinais de que se incomoda com a fralda e tem muito curiosidade e interesse por conhecer o seu próprio corpo. É natural que ela mexa as mãozinhas, o pés e vá aos poucos experimentando sensações novas, com seu corpo, através das brincadeiras que faz. Tudo é motivo para descobertas e risadas.
Mas, quando se trata de desfraldar uma criança, muitos pais se sentem em dúvida e não sabem muito bem, qual o melhor momento para intervir e ajudar ao seu filhote a ter maior autonomia e controle suficiente para fazer o xixi e o cocô no vaso sanitário.
Esse é um processo não muito demorado para a criança. Preste atenção a alguns sinais importantes:
- A criança dorme e acorda com a fralda seca.
- Você lhe dá poucos líquidos para beber à noite.
- Ela começa a se incomodar com o cocô na fralda e pede logo um banho.
- Ela avisa que saiu o xixi ou cocô na fralda.
- Ela se mostra interessada por ver como os adultos usam o vaso sanitário
Os adultos percebem um movimento diferente no comportamento da criança e começam a orientá-la para que faça uso do penico ou do adaptador de vaso sanitário. Uma dica legal é apoiar os pés da criança em algum banco, para que isso lhe dê firmeza ao se sentar, enquanto está percebendo que o xixi e o cocô estão saindo do seu corpo. Esta situação traz muito desconforto para a criança, algumas ficam assustadas com o barulho da descarga, outras se incomodam com a força que precisam fazer, outras precisam de estímulos como livros de histórias ou músicas. Estes são recursos que podem ajudá-la a relaxar os músculos enquanto aprendem a ter o controle dos esfíncteres.
Outra coisa importante é: quando você decidir que é hora de tirar a fralda, faça isso de modo consciente, avise à criança sobre o que está acontecendo com ela. Não adianta nada colocar e tirar a fralda, conforme a conveniência das situações. Por exemplo, se você vai ao shopping com a criança de carro, leve-a ao banheiro antes de sair de casa e lhe dê poucos líquidos, perto da hora da saída. Ela precisa aprender a ter controle sobre seu próprio corpo, se você sai com ela, num pequeno espaço de tempo e coloca uma fralda neste intervalo, ela perde a confiança em si mesma. Não adianta dizer a ela: “Ah! Você tá de fralda! Faz aí mesmo!” O modelo modela, palavras constroem uma relação de confiança e amor.