Essa pergunta te trouxe algum desconforto? Você estranhou a ideia de frustrar um filho tão amado?
Essa é a sensação que eu quero te provocar! Quantas situações na sua própria vida, você já precisou lidar com decisões difíceis ou conflitantes? Você esteve todo o tempo preparado para isso? Onde foi que você aprendeu a ter resiliência, cair, levantar-se, tentar mais uma vez? Alguém te ensinou a lidar com as durezas da vida?
Por que quando nos tornamos pai ou mãe de alguém, facilitamos tanto as coisas, ao ponto de tornar nossos filhos, jovens ou crianças, tão frágeis, tão desamparados, tão dependentes da nossa proteção? Isso está relacionado com alguma forma de AMOR e AUTORIDADE?
Quantos questionamentos!
A meu ver, por uma razão muito simples, alguns pais e mães demonstram certa dificuldade em dimensionar sua autoridade sobre os filhos e cobrar deles a sua parcela de responsabilidades no que se refere aos afazeres domésticos, escolares, na vida social e familiar e a obediência a esses critérios.
Aos pais cabe a orientação para que os filhos possam lidar com seus deveres e mostrá-los os caminhos certos para que possam usufruir da sua liberdade. A Autoridade é necessária e estruturante para uma criança pequena, desde bebê até a fase adulta.
Nem sempre é necessário dizer sim a um filho. Mais vale dizer-lhe um Não estruturante para que ele reveja suas atitudes, para que se sinta encorajado a tentar novamente, para que possa superar suas próprias expectativas, para que tenha coragem de tentar e tentar de novo, quantas vezes forem necessárias, até que esse retrato da vida real seja uma lição aprendida!
Um pai, certa vez me disse: “Minha filha me pediu uma bala e eu julguei errado lhe oferecer o mimo, naquele momento. Não porque eu não tivesse dinheiro, mas para que ela pudesse dar valor à bala, quando eu realmente fosse lhe entregar”.
Para ensinar um filho a crescer num mundo cheio de dificuldades e desafios é necessário AMÁ-LO muito. Não sinta receio em frustrar seu filho naquilo que ele te pede, se o seu ensinamento tiver por objetivo, torná-lo mais forte e focado em realizar tarefas com alto grau de complexibilidade. Todo trabalho exige comprometimento, investimento de tempo, de estratégia, de coragem e de doação.
Para que tenhamos filhos mais preparados, podemos ajudá-los com alguns desafios diários. Que tal começar mostrando que seu quarto precisa de organização? Mande-o arrumar sua cama, separar as roupas limpas das roupas sujas, distribua tarefas possíveis, de acordo a com a sua faixa etária e cobre as tarefas prontas, para que ele atenda ao seu comando! Faça-lhe exigências!
Por último, não bajule uma criança, ela sabe quando você está dizendo a verdade! Só lhe faça elogios se ela realmente os merecer! Você tem medo de não se sentir amado por seus filhos? Experimente agir com Autoridade e, no futuro, eles serão gratos pela sua firmeza!